Atualizado em: 07/03/22
sistema para procuradorias

Por que um sistema para procuradorias traz benefícios

Diante da atual crise fiscal no País, torna-se cada vez mais urgente que se estabeleça uma rotina eficaz de arrecadação dos tributos em todas as esferas públicas.

Estados e municípios que contam com um sistema para procuradorias garantem uma cobrança mais efetiva dos débitos tributários e conseguem equilibrar suas contas com mais facilidade.

Existem, atualmente, algumas medidas adotadas por procuradores que ajudam a garantir o aumento de produtividade, promovendo agilidade aos processos de Execução Fiscal. Entre elas, a adoção de práticas mais modernas e eficientes de gestão, proporcionadas pelo uso de um sistema para procuradorias.

A familiaridade com que os atuais profissionais utilizam ferramentas tecnológicas, como um sistema para procuradorias, impulsionou a modernização na gestão pública e a democratização do acesso à Justiça. De acordo com a avaliação do Ministério da Justiça no Diagnóstico da Advocacia Pública no Brasil (p. 172), grande parte dos integrantes das Procuradorias Municipais ingressou na carreira a partir do ano 2000 (66,3%) e a quase totalidade, após 1990. Isso revela a facilidade com que um sistema para procuradorias pode ser incorporado na rotina dos profissionais para proporcionar resultados efetivos.

Os recursos oferecidos por um sistema para procuradorias auxiliam os profissionais a evitar perdas relevantes na arrecadação municipal. Isso, consequentemente, propicia mais dinheiro em caixa para que os gestores possam prestar serviços que beneficiem a sociedade.

Sistema para procuradorias: solução integrada

Adotar um sistema para procuradorias que ofereça uma solução integrada com outras áreas da prefeitura e com o Judiciário pode ser um diferencial na atuação dos procuradores. Esse é um dos motivos que fizeram com que a utilização de novas tecnologias se tornasse uma das principais tendências para procuradorias. A agilidade e a organização promovidas por meio da tecnologia, inclusive, são alternativa para os municípios enfrentarem a atual crise fiscal.

Já é comprovado que a utilização de um sistema para procuradorias impacta diretamente na inovação da gestão pública. O software reúne vantagens essenciais que tornam o setor mais integrado e ágil.  É possível criar fluxos de trabalho que organizam a gestão da procuradoria, promovendo boas práticas entre os procuradores.

Além disso, um sistema para procuradorias pode se integrar ao sistema de Dívida Ativa da prefeitura e ajuizar com mais rapidez os débitos dos contribuintes devedores. O controle dos valores devidos é maior e fica ainda mais fácil fazer o ajuizamento em lote, por exemplo.  Assim, os procuradores podem incorporar as melhores práticas de gestão no que se refere à rastreabilidade processual, à transparência para a população e à governança.

Acesse o blog do SAJ Procuradorias para conhecer outras boas práticas adotadas por Procuradorias. Cadastre-se em nossa newsletter e envie suas sugestões.

Administrator

Redação SAJ engloba uma equipe de jornalistas e comunicadores que atuam nas áreas de marketing e comunicação da Softplan.