Atualizado em: 08/03/22

Cases: como a tecnologia muda a rotina, a produtividade e a gestão das Procuradorias Municipais

Atuar na gestão das Procuradorias Municipais requer disposição para lidar com os desafios diários que surgem. Sempre à frente está a alta demanda de processos. Logo depois vem o tempo que parece ser pouco para a realização de todas as tarefas e o controle dos processos.

Essa é a realidade não de uma, mas de várias Procuradorias Municipais que buscam maneiras de se tornarem mais ágeis. Também, de otimizar o tempo e ter uma visão global dos processos.

Algumas já encontraram seu modo de ação. Uma delas é a Procuradoria Municipal de Barueri (SP) que, ao solucionar as questões de volume, tempo e controle, viu o dia a dia da PGM se alterar e conquistar outro patamar.

Algo semelhante também aconteceu com as Procuradorias dos Municípios de Contagem (MG), Cotia (SP), Santo Antônio de Jesus (BA) e da autarquia de São Carlos (SP). Todas precisavam melhorar em algum aspecto e encontraram a mesma solução para promover as mudanças necessárias em cada uma.

Com isso, além da integração com o Tribunal de Justiça, por exemplo, foi possível padronizar as atividades dentro das Procuradorias. Isso acarretou em alguns resultados que são apresentados no eBook sobre Como a tecnologia muda a rotina, a produtividade e a gestão de Procuradorias Municipais.

No conteúdo são narrados as principais questões que precisavam ser solucionadas na gestão das Procuradorias Municipais. Ainda, como foram planejadas essas mudanças e de que forma as Procuradorias se organizaram para elas. Também, qual foi o retorno tido com a adoção do Sistema de Automação da Justiça para Procuradorias Municipais (SAJ Procuradorias).

Cases: como a tecnologia muda a rotina, a produtividade e a gestão das Procuradorias Municipais

Resultados do uso da tecnologia na gestão das Procuradorias Municipais

Para se ter uma ideia, a PGM Contagem mudou a rotina com um software de gestão. Já a PGM Cotia aumentou a celeridade com o auxílio da tecnologia, enquanto a PGM Santo Antônio de Jesus registrou maior produtividade com o uso de ciência de dados.

“A tecnologia existe para que o profissional dê o comando para a máquina realizar ações que podem ser automatizadas. A tecnologia é o futuro. Em época de crise, ela é fundamental”, opina o procurador de Santo Antônio de Jesus, Edmilson Lobo Maia Filho.

A rotina muito mais organizada na gestão das Procuradorias Municipais por causa da tecnologia é o ponto de destaque do procurador do município de Barueri,  Stephen Santoro Sales. “Sem a tecnologia, não teríamos conseguido mudar a situação da Procuradoria de Barueri”, diz.

Esses são relatos de procuradores de apenas duas das mais de 70 Procuradorias que utilizam o SAJ. O eBook gratuito relata a experiência de cinco dessas instituições. Para conhecer todos os resultados alcançados e se inspirar para promover a transformação da Procuradoria é só baixar o material.

É possível receber também conteúdos atualizados e especializados por e-mail. Basta se cadastrar na nossa newsletter.

Administrator

É formada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Tem experiência em redações e agências do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já trabalhou como repórter, editora e assessora de imprensa. Atualmente, é produtora de conteúdo e integra a equipe de Comunicação e Marketing da Unidade de Justiça da Softplan.