Cobertura de integrações do SAJ inclui TJES na lista de Tribunais
Acabou a espera para as Procuradorias do Estado do Espírito Santo. A integração do SAJ Procuradorias com o sistema do Tribunal de Justiça do Estado (TJES) já é realidade e está à disposição de qualquer instituição capixaba. Essa é a 16ª integração do SAJ com um TJ. Ao todo, 17 já foram executadas e consolidam a solução como a que detém maior cobertura de integrações com o Judiciário brasileiro.
“As Procuradorias preocupam-se em estar totalmente digitalizadas e maduras no processo de transformação digital. As integrações fomentadas no SAJ são indispensáveis para as instituições alcançarem esse patamar, automatizando e aplicando inteligência nos dados recebidos e enviados via Modelo Nacional de Interoperabilidade. É com isso que estamos comprometidos”, afirma Rodrigo Stabile, head de Procuradorias da Softplan.
A instauração do processo eletrônico promoveu a digitalização dos acervos físicos dos Tribunais. As demandas chegam de forma mais rápida para as Procuradorias. Algumas instituições, prevendo o cenário, anteciparam-se para se adaptar e ganhar celeridade.
“A integração é um ponto chave, ainda mais que é possível conectar o Sistema a outros Tribunais. Contudo, as instituições otimizaram o uso do SAJ na sua totalidade, valendo-se de benefícios que vão além das possíveis integrações”, comenta Luana Falcão Beskow, consultora da Softplan.
As formas de gerenciar os prazos, visualizar os processos de maneira centralizada, somados à Integração, que facilita o acesso ao TJES, até surpreendem alguns usuários do SAJ. Luana conta que no acompanhamento de uma Procuradoria capixaba, um procurador chegou a questionar: ‘Nessa tela eu posso fazer tudo e me conectar com o TJ? Isso reduz muitos cliques.’
“A integração do SAJ com o TJES e com os demais Tribunais possibilita aos municípios agilidade para efetuar o trabalho nas Procuradorias”, reforça o gestor de projetos da Softplan, Henrique Serpa Faria. “É uma oportunidade para essas instituições estarem completamente preparadas para atender as demandas do judiciário com celeridade”, complementa Luana.
Tribunais integrados ao SAJ
São mais de 70 Procuradorias e acima de 5 mil procuradores e servidores que utilizam o SAJ. Muitos reforçam a facilidade em ter tudo em um só lugar, elaborar documentos livremente e poder concentrar o conhecimento na competência jurídica.
A Softplan, empresa desenvolvedora do SAJ Procuradorias, entende que procuradores, assessores e estagiários das instituições não têm de dominar as especificações típicas de Tecnologia da Informação (TI) para atuar. Equipes especializadas da empresa operacionalizam o trabalho e a conexão com os Tribunais por meio do Modelo Nacional de Interoperabilidade (MNI).
O MNI é o protocolo oficial para troca de informações processuais no âmbito do Poder Judiciário. Foi desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para garantir que os diferentes sistemas se conectem mantendo a integridade, a inviolabilidade e a segurança dos processos judiciais.
Os 17 Tribunais de Justiça Estaduais, o Tribunal Regional do Trabalho da 2º Região (TRT-2) e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) são integrados ao SAJ conforme determina o CNJ.
Os 10 anos de experiência no cumprimento das normas do Conselho e o êxito na utilização das integrações pelos usuários do SAJ possibilita à Softplan conectar o SAJ Procuradorias a outros Tribunais. Por exemplo, às 23 Cortes Regionais do Trabalho.
Tribunais de Justiça Estaduais integrados aos SAJ
Acre
Alagoas
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Pernambuco
Rio de Janeiro
Rio grande do sul
Santa Catarina
São Paulo