1º CBVPM: palestras e ideias que podem transformar sua Procuradoria
Gestão para Procuradorias, Inteligência Artificial, reforma administrativa, honorários advocatícios. Até certo tempo, estes temas pareciam não se correlacionar, especialmente no âmbito da advocacia pública. Mas, atualmente e daqui para a frente – pode-se afirmar – eles estarão cada vez mais entrelaçados. Afinal, já se alterou muito a forma com que nos relacionamos, realizamos e participamos de eventos. Portanto, essas mudanças, imaginadas para daqui a alguns anos, já estão acontecendo.
Diante deste novo cenário, o 1º Congresso Brasileiro Virtual de Procuradores Municipais (CBVPM) trouxe à pauta debates sobre temas atuais e que se fazem urgentes nas procuradorias dos municípios. Alguns são o trabalho remoto e a reforma administrativa. O evento online reuniu virtualmente os procuradores municipais entre os dias 24 e 27 de novembro. A iniciativa é da Associação Nacional de Procuradores Municipais (ANPM).
A 1ª edição do Congresso Brasileiro Virtual de Procuradores Municipais, assim como nos eventos anteriores em formato tradicional, também teve debates em grupos de trabalho, palestras, aprovação de enunciados e a Assembleia Geral da ANPM. Desse modo os procuradores municipais puderam elaborar e discutir projetos sobre diversas áreas de interesse, da mesma forma que o fariam em um evento não virtual.
Poucos dias depois da 1ª edição do Congresso Brasileiro Virtual de Procuradores Municipais, o InSAJ disponibiliza um eBook gratuito do evento. O material resume os assuntos abordados em 17 das 27 palestras realizadas em quatro dias de evento. Neste material, associados e expoentes do Direito compartilham conhecimentos relevantes para pensar e planejar a atuação dos procuradores nos municípios.
CBVPM promove o debate entre procuradores
Entre os diversos assuntos, alguns se destacam pela relevância. Por esta razão são os selecionados para gerar ideias para transformar a gestão pública a partir e com o auxílio das Procuradorias.
Com isso, profissionais de todo o Brasil poderão levantar discussões ricas e formar grupos de trabalho em suas cidades para desenvolver boas práticas nas instituições. Assim, diante dos desafios enfrentados pelos governos municipais, a procuradoria fortalece o seu papel cada vez mais estratégico e essencial.
A realização do 1º CBVPM demonstra que é possível vencer barreiras e limites. O Congresso Virtual, fruto do trabalho de muitos, é a comprovação de que a mudança é possível.