Home office nas Procuradorias Municipais: a experiência de três municípios com sistema de automação
A adequação da Justiça ao processo eletrônico exigiu das instituições que fizessem o mesmo. Desse modo, as Procuradorias Municipais também tiveram de promover sua própria transformação digital. As que a fizeram tiveram a oportunidade de mudar o modelo de trabalho do presencial para o home office nas Procuradorias Municipais sem dificuldade na pandemia de Covid-19.
Dispor de um sistema de gestão de processos, principalmente um que automatiza a consulta e a distribuição das ações judiciais e é integrada aos sistemas dos Tribunais de Justiça e do Trabalho contribuiu para a adaptação à jornada remota nas procuradorias dos municípios de Juquitiba, Águas de Lindoia e Atibaia, ambas cidades localizadas no Estado de São Paulo. Esses são os três municípios que compartilham sua experiência com o SAJ Procuradorias no eBook Home Office nas Procuradorias Municipais: a experiência de três municípios com Sistema de Automação.
Algumas descobertas inesperadas ocorreram nos municípios citados no eBook. A partir da inserção do SAJ no dia a dia dos procuradores municipais ocorreram acontecimentos importantes para a arrecadação municipal. Além disso, houve melhor gestão dos processos judiciais, aumento da performance e eficiência da Procuradoria.
Sem o o Sistema de Automação da Justiça para Procuradorias seria difícil para as instituições municipais gerenciar todas as atividades, ter visão geral de todos os processos e a manter a execução das tarefas em home office. Os resultados obtidos com o SAJ em Águas de Lindoia, Atibaia e Juquitiba são tão expressivos que parte dos procuradores desses municípios defendem a permanência do home office.
Retorno do uso do SAJ no home office nas procuradorias municipais
Há muitas dúvidas sobre o retorno do uso do SAJ nas procuradorias municipais. O eBook Home Office nas Procuradorias Municipais: a experiência de três municípios com Sistema de Automação contém algumas respostas para as principais perguntas. Contudo, é possível adiantar que um dos retornos mais pontuados pelos procuradores municipais em seus depoimentos é o notório aumento da produtividade.
O tráfego dos processos em ambiente online por intermédio do SAJ Procuradorias tornou a rotina processual mais ágil nas instituições municipais para o atendimento da intensa quantidade de ações judiciais. A simples organização da rotina já influencia diretamente nos resultados financeiros da administração pública.
No eBook são demonstrados os valores ajuizados por cada município no período de uso do SAJ, inclusive no primeiro ano da pandemia de Coronavírus. Antecipadamente, é possível afirmar que nenhum dos entes municipais contabilizou prejuízos. O êxito do trabalho remoto e a maior produtividade até elevou os índices de pendências encerradas, por exemplo.
O tempo médio para peticionar também diminui com o SAJ. Ainda, é possível chegar ao contribuinte devedor de forma mais rápida. Todas as intimações chegam para as procuradorias por meio do Sistema de Automação da Justiça.
Enfim, o SAJ promove muitas mudanças na advocacia pública. O home office nas procuradorias municipais é apenas a contribuição mais recente. As anteriores a isso e a progressão desse cenário estão todas contextualizadas no eBook Home Office nas Procuradorias Municipais: a experiência de três municípios com Sistema de Automação. O acesso gratuito ao conteúdo completo é liberado após o preenchimento do formulário.