Atualizado em: 19/05/22

Business Intelligence: como a ferramenta potencializa o trabalho das Procuradorias

Toda Procuradoria utiliza algum tipo de tecnologia para realizar os ajuizamentos, peticionar e movimentar os processos. No entanto, ainda são poucas as que utilizam ferramentas como o Business Intelligence (BI) para dispor de um panorama geral de informações para analisar, antes de decidir a melhor estratégia de atuação.

Em um mundo em que as decisões são cada vez mais alicerçadas por dados, tanto negócios privados quanto públicos correm o risco de decretarem seu próprio retrocesso pela falta de modernização e controle de suas próprias informações.

Por que isso é preocupante? Porque a desinformação pode gerar alguns prejuízos. Primeiro, porque o gasto da administração pública pode ser alto com litígios fáceis de resolver com uma ação preventiva. Atuar preventivamente é menos oneroso para a administração pública.

Segundo porque os gestores públicos deixam de ter uma visão sobre quais são os principais processos em que o Executivo é acionado. Sem isso, praticamente elimina-se a possibilidade de mitigá-los. Terceiro, porém não último, sem a análise de dados, não há previsão de arrecadação. A imprevisibilidade de recursos pode impactar no orçamento do município.

O BI, embora não seja capaz de resolver todas as questões da administração pública, é uma ferramenta que pode contribuir para que o município quase não tenha perdas, atue preventivamente frente a situações que se repetem juridicamente, tenha uma visão processual estratégica e aumente a arrecadação municipal.

Como é possível uma só ferramenta disponibilizar para a gestão pública tantas informações? De que maneira essas informações são capazes de transformar a atuação da Procuradoria do Município? Essa é uma questão cuja resposta está no eBook Business Intelligence: como a ferramenta potencializa o trabalho das Procuradorias.

Business Intelligence: como a ferramenta potencializa o trabalho das Procuradorias
Clique na imagem para fazer o download gratuito.

Business Intelligence

O conteúdo do eBook explica o que é Business Intelligence. Além disso, mostra de que forma a análise de dados é estratégica para as Procuradorias. Também, demonstra alguns exemplos práticos dos resultados que podem ser obtidos com o acompanhamento dos números.

Ainda, permite explorar os tipos de dados fornecidos pelo BI, como proceder para a análise contínua dos dados e a conhecer maneiras de aplicar o conhecimento em políticas públicas. A utilização do BI colabora para a transformação e otimização da rotina da Procuradoria. Visto que há como atuar preventivamente e reduzir o número de demandas diárias de trabalho, pode ser menos oneroso para a gestão pública investir em extrair e analisar as informações.

Como baixar o eBook?

download do eBook “Business Intelligence: como a ferramenta potencializa o trabalho das Procuradorias” é gratuito. Para acessá-lo só é preciso preencher o formulário disponibilizado na página de download.

Junto com o conteúdo serão enviados outros materiais para ampliar o conhecimento sobre gerenciamento e análise de dados nas Procuradorias. Com isso, aumentará o entendimento sobre as boas práticas no uso dessas informações. O conteúdo ajudará a promover a celeridade nas atividades da instituição.

O blog do SAJ possui muitos materiais educativos. Todos são voltados para procuradores e gestores públicos, elaborados a fim de tornar a rotina da Procuradoria mais eficaz. O acesso é gratuito.

Administrator

É formada em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Tem experiência em redações e agências do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Já trabalhou como repórter, editora e assessora de imprensa. Atualmente, é produtora de conteúdo e integra a equipe de Comunicação e Marketing da Unidade de Justiça da Softplan.